domingo, 31 de julho de 2011

3 Dicas para Vencer a Preocupação!


Olá queridos(as), eu e minha esposa Jacineide Alves, decidimos atualizar este blog para abençoar a vida de cada leitor. Abordaremos um tema que têm prejudicado a vida de milhões de pessoas!

Para melhor entendimento vamos entender o que é preocupação: em grego o termo é Merimnao, junção das duas palavras  "merizo"  que significa dividir e Nous ( mente). Portanto a preocupação significa " dividir a mente". Ela divide a mente em bons e maus pensamentos.


O apóstolo Tiago fala do estado infeliz da pessoa que tem a mente dividida. "O homem de ânimo dobre é inconstante em todos os seus caminhos" (Tiago 1:8).

Quero destacar alguns dados sobre preocupação: 
Um importante médico norte-americano disse que 70% de todos os pacientes que procuram médicos podiam curar-se a si mesmos se tão-somente pudessem livrar-se de seus temores e preocupações.

Estatísticas indicam que, em relação a 70% de nossas preocupações, não há nada que possamos fazer: 40% delas são a respeito de coisas que nunca acontecerão; 30% se referem ao passado – que não pode ser alterado; 12% dizem respeito à crítica alheia que, na maioria das vezes, não tem verdade; 10% são sobre falta de saúde, que se agrava com o estresse. Apenas 8% se referem a problemas que podem ser resolvidos com uma decisão.

Agora cientes do estrago que a preocupação causa em nossas vidas vamos as três dicas bíblicas para extinguirmos com a "Preocupação".

1ª Louvor  
                                                                                                                                                    Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos. (Filipenses 4:4) 

A palavra louvor em suas várias formas, e a palavra regozijo em suas formas várias, são mencionadas mais de 550 vezes na Palavra de Deus. O fato de esse assunto receber atenção tão grande no Livro de Deus indica sua importância.
No Salmo 34:1 Davi disse: Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.

A maioria de nós quer que tudo esteja as mil maravilhas para  pensar em louvar, mas o nosso motivo de louvar a Deus não deve estar nas circunstâncias e sim no fato de acreditarmos de coração que tudo o que Deus prometeu em nossas vidas é verdade plena, mesmo que o que vemos ainda não esteja de acordo. Mesmo endividado, sem saúde, com problemas conjugais, falta de emprego! Louve ao Senhor... Pois Deus quando diz "Alegrai-vos no Senhor"! não estava fazendo uma sugestão, a frase está no imperativo! Adore ao Senhor, Ele te criou para isso, e pode ter certeza que ele se encarrega de resolver teus problemas! 

Faça como o profeta Isaías: Isaías 12:2,4:
 Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.
Direi naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome.

Pense e aja da maneira que Deus deseja que você pense e aja. Resultado? Sentir-se-á como pensar e agir. Isso glorificará a Deus. Ajudará a banir a preocupação.

2ª Equilíbrio
Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.

(Filipenses 4:5)

A palavra traduzida na versão de Almeida por "moderação" pode também ser traduzida por "útil", "justo", "razoável", "afável", "gentil", "paciente" e "leniente". A palavra também dá a idéia de "congenialidade de espírito". Depois de fazer um estudo completo da palavra você inevitavelmente chegará à conclusão de que a coloquei corretamente — equilíbrio — pois segundo o dicionário equilíbrio significa "autodomínio", "autocontrole", "prudência", "comedimento", etc.


O que nos leva ou nos impulsiona a estar tranquilos em meio as tribulações da vida. Eis a resposta: Jesus está perto de nós.  O Senhor está perto do ponto de vista de sua disponibilidade. Exclamou o salmista: "Perto está o Senhor de todos os que o invocam" (Salmo 145:18). Aqui, também, o Novo Testamento faz eco ao Antigo. Como filhos de Deus somos ouvidos por Ele, por termos seu coração. Um Senhor distante deprimir-nos-ia e nos perturbaria. Um Salvador inalcançável não nos poderia ajudar. Graças a Deus que Cristo é alcançável.

3º Oração

A fórmula de Paulo para a vitória sobre a preocupação é: Louvor, Equilíbrio e Oração. Já tendo discutido o Louvor e o Equilíbrio, chegamos agora à perna do tripé sem a qual as outras duas — Louvor e Equilíbrio — não podem ficar de pé. Essa perna é a oração.

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça.(Filipenses 4:6)

Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende.(João 9:31)

Vemos claramente nestes versículos que aqueles que praticam a palavra tem garantia plena de serem atendidos por Deus! Aqueles que se deleitam em Deus recebem a realização do seu desejo! De forma que não há espaço para a preocupação na vida daqueles que oram!

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.(Filipenses 4:7)


Esta postagem foi baseada no livro Como Vencer a Preocupação do Pr. John Edmund Haggai.


Se você gostou! Faça um blogueiro feliz, Comente! Seu comentário me motivará a criar uma nova postagem!











Nenhum comentário:

Postar um comentário